Missão
tem por finalidade apoiar a formulação, executar o monitoramento e realizar a avaliação das Políticas de Segurança e Defesa Social, além de propor providências e ajustes considerados necessários para obtenção dos resultados almejados.
Visão
Ser referência na região do litoral leste do estado em segurança pública, contribuindo para tornar o Cascavel mais seguro e com excelência.
Valores
Busca pela qualidade e excelência, Camaradagem, Capacidade técnica, Comprometimento, Cordialidade, Empatia, Ética de trabalho, Integração com parcerias, Melhoria dos Serviços Públicos, Resolutividade e Responsabilidade.
Atribuições da Secretaria
Implementar, em conjunto com os demais órgãos envolvidos, o Plano Municipal de Segurança; Promover a articulação com as instâncias Estadual e Federal, bem como com a sociedade, visando potencializar as ações e os resultados na área da defesa social com a efetivação de núcleo de inteligência e tecnologia; Promover a vigilância das praças e logradouros públicos, através de centrais de vídeomonitoramento e/ou outras tecnologias; Promover cursos, treinamentos, seminários e encontros com vistas à formação e capacitação de pessoas para serem agentes promotores e divulgadores de assuntos inerentes à Defesa Civil do Município; Propor e conduzir a política de defesa social do Município, com ênfase na prevenção da violência e realização de programas sociais;
Acompanhar os órgãos institucionais de segurança em atividades operacionais de rotina ou emergenciais realizadas dentro dos limites do Município; Coordenar as ações da Guarda Municipal; Desenvolver gestões junto aos dirigentes da pasta a fim de que as demandas apresentadas sejam adequadamente examinadas, atendidas, encaminhadas ou respondidas; Exercer ação preventiva de defesa social em eventos realizados sob a responsabilidade de agentes públicos Municipais;