Na última terça, 19, na Unidade Básica de Saúde do bairro Sede em Cascavel, foi iniciada aplicação da vacina contra covid-19. As 347 doses que chegaram na tarde de ontem serão destinadas aos profissionais da saúde do município que estão trabalhando na linha de frente desde início da pandemia.
Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, os cascavelenses prioritários nesse processo de imunização são profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), condutores de ambulância, equipe de testagem (Vigilância e Saúde) e coleta dos testes. Os mesmo intensificaram seus trabalhos desde o início da pandemia.
Através de uma live nas redes sociais da prefeitura, os munícipes puderam acompanhar a aplicação da primeira dose da vacina em Cascavel, Maria Auxiliadora da Silva, 61 anos, agente comunitária de saúde há 22 anos, não economizou palavras na hora de falar da importância desse momento. "Toda vacina é preventiva, ela previne as doenças, muita gente diz que ela vai nos prejudicar, isso não é verdade, pelo contrário, ela vem diminuir a força e gravidade da doença, então toda vacina é bem vinda para comunidade, ela vem para salvar vidas", ressaltou.
Foram distribuídas 218 mil doses de coronavac para todos os 184 municípios do estado. Através do planejamento de distribuição da vacina elaborado pelo Governo do Ceará, os imunizantes foram levados a 20 cidades que correspondem às Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), fazendo com que as mesmas fossem responsáveis de encaminhar as vacinas para os demais municípios. A distribuição das doses foi baseada na quantidade de profissionais da saúde de cada cidade que se vacinaram contra influenza em 2020, ou seja, nesse primeiro momento 34% dos 1.018 profissionais da saúde em Cascavel estarão sendo vacinados.