O mês de janeiro foi adotado como o mês de campanha de conscientização da hanseníase, simbolizada pela cor roxa, a campanha informa a população a importância do tratamento e os sinais de alerta para a doença. O diagnóstico precoce diminuem as chances de incapacidades físicas além de interromper o ciclo de transmissão.
Conhecida anteriormente por lepra, à hanseníase é uma patologia causada pela Mycobacterium Leprae ou Bacilo de Hansen, ela afeta principalmente as pessoas que vivem em condições precárias de moradia e saneamento básico. Sua transmissão é através do ar e por contato com pessoas infectadas que ainda não foram tratadas. O tratamento acontece entre 6 e 12 meses, dependendo de como o paciente reage ao tratamento e o nível de evolução da doença. Dores nas articulações, no pé e nos olhos, redução na sensação de tato ou perda de sensação de temperatura são alguns dos sintomas apresentados.
Lançada em 2016, a campanha janeiro roxo repassa a sociedade informações importantes da doença, reforçando que quanto mais cedo o diagnóstico melhor será o resultado do tratamento que é totalmente financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o Brasil está em segundo lugar no mundo em notificações da doença.