O município de Cascavel através da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) realiza o atendimento de 120 pacientes em suas residências. O programa funciona para aquelas pessoas de alta complexidade que recebe visita mensal de médicos e demais profissionais da saúde de acordo com as necessidades de cada um.
O programa complementa as demais modalidades de atenção à saúde já existentes. Em Cascavel a equipe de atendimento é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista e técnica de enfermagem. Para Rivana Ferreira coordenadora municipal do EMAD, esse é o programa que mais cresceu desde 2019. "Quando eu recebi o EMAD havia apenas 45 pacientes, hoje eu tenho 125, eu tinha 18 pessoas em fila de espera para atendimento, anteriormente levava cerca de 2 meses para ser feito uma visita", relembra. Para ser assistido, o médico da Unidade Básica de Saúde (UBS), faz a solicitação do pedido do paciente e entrega no EMAD, em um prazo de 10 a 15 dias a equipe começará a fazer as visitas.
O programa tem como objetivo levar atendimento na casa de pessoas que possuem necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situações pós - cirúrgicas.