A Policlínica Edvar Ramires está dando continuidade ao compromisso e responsabilidade com a saúde da criança. Além do atendimento do Neuropediatra as famílias também contam com fonoaudiólogo infantil, uma especialidade de grande influência no acompanhamento do desenvolvimento psicomotor da criança. O profissional atende na segunda e terça- feira em horário integral, quarta- feira no período da tarde e na quinta- feira de manhã.
A fonoaudiologia tem diversas demandas e uma delas é o público infantil, do nascimento a primeira infância sequencialmente de acordo com o seu desenvolvimento. Podemos citar como exemplo a importância desse profissional no período de amamentação e na audição da criança, hoje no Brasil é obrigatório o teste da orelhinha, toda criança ao nascer faz o teste para saber como está à audição e de acordo com o resultado, fazer o acompanhamento com o fono para o desenvolvimento da fala, assim como o teste da linguinha, é o que diz Wellington Domingos, fonoaudiólogo infantil da policlínica. "Quando nasce a criança o exame físico que é feito pelo fono verifica a condição da língua, nessa verificação uma delas é a questão do freno lingual, caso não seja feita essa verificação na idade do bebê, a mãe vai perceber uma dificuldade na amamentação, pois a movimentação da língua está comprometida, consequentemente a fala também será comprometida, conhecido popularmente por língua presa", explica.
A intervenção precoce e continua do fonoaudiólogo no desenvolvimento do indivíduo com Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), também é de estrema importância para evolução geral da criança, a terapia da fala tem o objetivo auxiliar na comunicação, desenvolvendo autonomia e motivação para elas se comunicarem. Esse acompanhamento pode ser feito na Policlínica de Cascavel assim como outras especialidades que ajudam no desenvolvimento dessas crianças.
Teste da linguinha
Teste da orelhinha