Esaú Benício Sampaio, nasceu a 31 de agosto de 1897 em Guanacés, distrito de Cascavel. Filho de Manoel Benício Sampaio e Maria Soares do Nascimento Sampaio. Casou-se com Ailza Matheus Sampaio, filha de Mateus Pereira de Souza e Raimunda Fagundes de Souza. Filhos: Nelizinha, Olival, Margarida, Hilma, Roseli, Oswaldo, Sinval, Aliete, Esaú Filho. Ailza e Francisca de Assis.
Foi líder do Partido Democrático Cascavelense, antes da década de 30. Vereador na legislatura 1951-55. Udenista convicto, candidatou-se duas vezes à Prefeito de Cascavel num processo democrático. Perdeu as eleições para Juarez de Queiroz Ferreira (1947) e Dr. Francisco Mansueto de Souza (1958).
Como Delegado de Polícia, exerceu este cargo várias vezes.
A moral e o respeito era predominante na sociedade. Naquela época, os homens não transitavam pelas ruas de Cascavel vestindo calça-curta (bermuda); sob pena de ir para o Xadrez. Esaú também foi comerciante de variedades. Instalou-se na esquina-NE da Rua Prefeito Vitoriano Antunes com a Av. Dr. Pedro de Queiroz Ferreira. Faleceu no dia 12 de agosto de 1962.
A Praça Esaú Benício é um logradouro antigo da cidade. No século passado chamava-se: Praça Cel. Ferraz; onde realizavam-se as Feiras de São Bento, desde os primórdios da Vila até 1917. Daí, ficou conhecida como Feira Velha. As mungubeiras deram lugar aos fícus benjamim - ainda existe a velha cacimba. Já funcionou naquele logradouro o correio, o cartório, es-cola, circos e residências ilustres: Cel. Leite, José Sauna, Biá Coelho, Júlia de Melo, Jurandir Bessa, e Esaú Benício (Era num sobrado na Rua Prefeito Luiz Benício Sampaio, já demoli-do).
Somente em 1971, quando foi aprovada a Lei Municipal n° 344 de 2 de agosto, o logradouro recebeu o nome deste ilustre político.
A Praça é um quadrilátero, formado pelas ruas: Ao Norte - Rua Professor Luiz Benício Sampaio; Ao Sul - trecho irregular sem denominação; ao nascente - Rua Prof. Maria Ernestina e ao poente: Rua Tabelião José Marcos de Castro e Silva.
Residências e pequenos negócios predominam em toda a praça.
Em 1991, iniciou a construção do Ginásio de Esportes, na administração do prefeito: Paulo César Sarquis Queiroz (1989-92).
Em janeiro de 2023, o prefeito Tiago Ribeiro demoliu a estrutura do ginásio já desativado há anos, para que o espaço pudesse ser recuperado e voltasse a ter a emblemática valorização do seu contexto histórico. Nesse mesmo ano, Cascavel contou com o espaço para realização do carnaval cultural, o que promoveu um encontro das famílias cascavelenses em ritmo de música e alegria.
A nova Praça Esaú Benício, restaurada na gestão do prefeito Tiago Ribeiro, inaugurou dia 23 de julho de 2023.