Nesse período de pandemia sentimentos como angústia, medo, tristeza, ansiedade e depressão têm se tornado mais comum do que o de costume, mas nem sempre pessoas que apresentam alguns desses sentimentos buscam ajuda. A psicologia é uma área da saúde que estuda a mente e o comportamento das pessoas seja ela criança ou adulto. Nesse mês de Janeiro onde é abordada a campanha de cuidados a saúde mental, vale apena ressaltar a importância em conversar com o psicólogo.
Procurar acompanhamento por esse profissional não significa que você tenha problemas mentais, existem pessoas que precisam resolver algumas coisas na vida e não consegue fazer isso sozinha, como superar a morte de um familiar, o fim de um relacionamento, expectativa de um emprego e demais situações comuns da vida, mas que algumas pessoas despertam certos sentimentos excessivos que prejudicam seu bem-estar.
A psicóloga Manuelena Evangelista fala sobre a contribuição da sua profissão na vida das pessoas. "A psicologia tem contribuído para compreensão do ser humano quanto as suas relações e a construção de sua história, quais expectativas para o futuro, às relações com as vivencias presentes e como percebe seu passado também. Tem contribuído nas áreas da educação, clínica, organizacional e social, propondo sempre soluções que contribuam para o bem estar e o desenvolvimento do ser humano em suas relações", explica.
Em Cascavel o atendimento com psicólogo é oferecido na Policlínica Edvar Ramires, que dispõe também de profissionais com especialidades em atendimento infantil, adolescente, adulto e idoso, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS),
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) e na Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). Quem precisar do serviço no município, deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa, que será encaminhado para o atendimento.