É costume de muitas pessoas refletirem sobre suas vidas no mês de janeiro, são novos planos, metas estabelecidas e propósitos de vida. Com base nesse pensamento foi criada a campanha Janeiro Branco, que aborda a importância de cuidar da saúde mental. Criada em 2014, a campanha acontece em todo Brasil e é tão importante quanto novembro azul e outubro rosa.
O objetivo da campanha é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e instituições, para isso, durante todo o mês é divulgado informações e conhecimentos sobre saúde mental, além de conscientizar a população e sociedade governamentais e legislativas do mundo a respeito da importância de estratégias de políticas públicas.
Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites, que existem dias bons e ruins na vida de cada um, e que faz parte do dia-a-dia a existência de várias emoções como amor, raiva, alegria, tristeza, conflitos, tudo isso faz parte da transição de ciclos diferentes na vida. Saúde mental está relacionado a forma como as pessoas reagem as experiências e exigências da vida e como harmoniza essas capacidades e desejos, é o que explica Luciana Rodrigues, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
"Em Cascavel temos o Caps 2 que é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referencia de tratamento para as pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses e demais quadros que justifiquem sua permanência no dispositivo de atenção diário", explica Luciana.
Vale a pena lembrar que qualquer pessoa pode apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida, é necessário buscar ajuda e entender que a nossa saúde mental também precisa de cuidados.