Janeiro começou e a espera de uma boa quadra chuvosa em 2021 reforça a importância de falar sobre Dengue. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. O foco de reprodução do mosquito acontece em água limpa e parada, onde os ovos depositados são aderidos às paredes do recipiente. Uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante sua vida e a mesma é responsável pela transmissão do vírus.
Além da dengue, o Aedes Aegypti é responsável pela transmissão de outras doenças como zika e chikungunya e febre amarela, por isso é de extrema importância o combate ao mosquito. Uma das formas de enfrentamento a essas doenças é evitando acúmulo de água parada tanto na área interna da casa como externa. Existem muitos cuidados que podemos ter em casa como limpar o pote de água de animais, retirar água acumulada na área de serviço, colocar areia no vaso de planta, manter o quintal sempre limpo, entre outros.
Em alguns lugares como terrenos baldios, casas fechadas ou lixo jogado nas ruas também podem conter foco do mosquito, para situações como essas é necessário acionar a Secretaria Municipal de Saúde para que a mesma mobilize uma equipe para remoção os criadouros. Em caso de sintomas como febre, dor no corpo, náuseas e vômito, a pessoa deve-se encaminhar a Unidade Básica de Saúde (UBS), ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).