Cascavel adquiriu 5 câmaras refrigeráveis para armazenamento de vacinas, os postos de saúde comtemplados foram Planalto, Caponga, Alto Luminoso, Guanacés e Sede. O equipamento vem com um sistema de segurança acoplado com estabilizador que evita a perca de vacinas por motivo de oscilação ou falta de energia, podendo suportar até 48hs de funcionamento, uma garantia de segurança para em caso de emergência sem que haja desperdício de vacina.
A aquisição já faz parte de uma exigência do Ministério da Saúde através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que os municípios se adequem e tenham equipamentos e produtos de qualidade. As vacinas são produtos sensíveis e a variação de temperatura pode prejudicar a sua potencialidade.
O uso de geladeiras com controle de temperatura e termômetro era comum anteriormente, mas com a tecnologia, a migração para equipamentos de maior qualidade é fundamental. "É uma evolução, não que antes não tivéssemos, mas as coisas vão evoluindo no mercado e temos que buscar sempre o melhor, é isso que o município está fazendo", ressaltou Alexandre Carneiro, coordenador de vacinas0o. A meta é que todas as salas de vacinas tenham esse equipamento disponibilizando das mesmas qualidades.