A Policlínica Municipal Edvar Ramires reforçou sua equipe de especialistas e agora contam com um neuropediatra, os atendimentos estão acontecendo às segundas-feiras e o encaminhamento é feito por um profissional da saúde, o que evita o deslocamento das famílias para outros municípios em busca desse serviço. Com isso, o município agora tem maiores condições de dar assistência aquelas crianças com epilepsia, transtornos intelectuais, autismo e paralisia cerebral.
Antônio Gomes, médico especialista em neuropediatria, que está fazendo os atendimentos na policlínica, aponta quando os pais devem procurar atendimento. "Sempre que a mãe nota modificações no comportamento da criança como agressividade, agitação, isolamento ou até mesmo a não comunicação com outras crianças da mesma idade, então por encaminhamento do pediatra, psicólogo ou terapeuta ocupacional, deve-se procurar neuropediatra", explica.
A neuropediatria é um ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. O papel do neuropediatra é fazer com que o diagnóstico como, por exemplo, transtorno de espectro autista, que é uma das patologias mais comuns em crianças, no qual não consegue diagnóstico no primeiro atendimento, é necessário que junto a outras especialidades exista o laudo do neuropediatra.