Dia 28 de dezembro é comemorado o dia nacional dos guarda- vidas, profissionais que exercem um papel de suma importância para a sociedade que é proteger, salvar e orientar pessoas em ambientes aquáticos. Em Cascavel, as equipes de salvamento são divididas nas praias de Caponga, Águas Belas e Barra Nova, com um total de 18 profissionais.
Em 2020, o município de Cascavel ofereceu à classe dos guarda-vidas melhores condições de trabalho. Durante todo o ano os profissionais receberam kits com equipamentos fundamentais para execução de suas atividades. Foram entregues flutuadores, nadadeiras, apitos e fardamentos adequados, além de equipamentos como guarda-sol e cadeiras. A Secretaria de Agricultura Pesca Meio Ambiente e Defesa Civil, faz a distribuição mensal de protetor solar.
O secretário Vladir Ibiapina ressalta que além da função de salvamento é feito um trabalho de orientação. "É repassado aos banhistas informações sobre correntes marítimas ou se existem tocos, pedras como também a questão de aglomeração nesse momento de pandemia", disse. Vale ressaltar que ao presenciar um afogamento, o indicado é acionar primeiramente os salva-vidas e não o próprio indivíduo tentar socorrer, pois o mesmo não disponibiliza de treinamento necessário para atividade.