Falta pouco para o ano 2020 acabar. Nesse mês de dezembro é comum o movimento de festas, confraternizações, viagens ou até mesmo abraços e beijos com desejos de saúde, amor e paz, o que não é comum para essa época é está vivendo uma pandemia onde a melhor forma de se proteger é exatamente mantendo o distanciamento social.
Já são 282 dias desde que foi decretada a pandemia da covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No último boletim epidemiológico de Cascavel publicado ontem, o município conta com 1.890 casos confirmados, sendo que 1.586 estão curados, 01 pessoa hospitalizada fora do município, 90 óbitos e 213 casos que estão em isolamento domiciliar.
Logo quando os primeiros casos apareceram no Ceará, o município começou a se articular com as equipes de saúde, a preocupação era de saber como seriam feitos os atendimentos e como o Hospital Nossa Senhora das Graças funcionaria na emergência, tendo em vista que a estrutura não conseguiria atender toda demanda, é o que conta Iranildo Lopes, Coordenador Epidemiológico. "Uma das primeiras ações foi agilizar a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento, a UPA, já que o equipamento conta com uma melhor estrutura para os atendimentos, além de distribuição de EPIs e fiscalização formada por equipes da Vigilância Sanitária, Demutran e Polícia Militar", disse.
O município disponibiliza teste nas Unidades Básicas de Saúde, no Laboratório Municipal e na UPA. O modelo utilizado é o SWAB, que detecta se a pessoa está com vírus naquele momento. As pessoas que apresentarem sintomas ou esteve em contato com alguém infectado poderá fazer o teste. Vale ressaltar que a utilização de máscara e a higienização das mãos são fatores importantes para se proteger do vírus.