A Campanha Nacional de vacinação contra poliomielite que começou dia 05 de outubro encerrará dia 30 de dezembro, um prazo que foi estendido devido às dificuldades de algumas cidades em atingir a meta por razão da pandemia, o que não é o caso de Cascavel, que superou a meta antes do prazo definido e vacinou até o dia 18/12, mais de 96,49% das crianças no município.
Na meta de vacinação de rotina, Cascavel faz uma busca mensal das crianças que vão nascendo e chegando ao período certo de vacinação. Na dose Vip, com crianças com menos de 1 ano, Cascavel atingiu 100,86%, na dose Vop, com crianças de 1 à 4 anos, o primeiro reforço atingiu, 98,11% e o segundo 91,15%.
Conhecida popularmente como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença comum em menores de 5 anos de idade, pois nessa fase a criança ainda não tem consciência de higiene. A transmissão pode acontecer através da boca com material contaminado com fezes, o que é crítico quando as condições sanitárias são inadequadas. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação da água e de alimentos. A vacinação é a única forma de prevenção, pois a doença não tem um tratamento específico, entretanto, os programas de saneamento básico também são essenciais para a prevenção da doença.
O município tem alcançado as metas de vacinação devido uma parceria com o setor da educação, é o que explica Alexandre Carneiro, enfermeiro que atua na coordenação de imunização de Cascavel. "Por conta da pandemia todos os setores como saúde e educação tiveram que traçar estratégias para vencer essas barreiras, como a educação está adaptada ao modo remoto, com orientações aos pais e as crianças, decidimos fazer esse elo para realizar esse link direto, informando e repassando as notícias sobre vacinação, essa é uma das principais estratégias", afirmou. Além disso, o município disponibiliza vacinação em casa ou com agendamentos, alternativas que colaboram para o município continuar batendo suas metas.