Cascavel foi uma das 115 cidades do Ceará a receber o Selo Unicef, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância, voltada a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. A solenidade da edição 2017/2020 aconteceu virtualmente no dia 08 de dezembro com a apresentação dos artistas Bruno Gagliasso e Taynara OG. Os resultados consolidados são divididos em Impactos Sociais e Sistemáticos, para isso, as secretarias de saúde, educação e assistência social desenvolveram um trabalho intersetorial para obter um bom desempenho.
Os indicadores fundamentais para que Cascavel conquistasse o selo foram: Ações de promoção de direitos sexuais, reprodutivos e prevenção das IST/ Aids, voltadas para adolescentes e jovens implementados; Primeira infância valorizada como prioridade na agenda de políticas públicas; Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementada no município e a taxa de abandono do Ensino Fundamental, indicador que superou a média estimada. Em 2016 o número de crianças que abandonavam as escolas era de 0,9%, índice superado no final de 2019 com apenas 0,4%. Para Giane Almeida, articuladora municipal do selo Unicef, esse foi o fator primordial na conquista do selo. "Mesmo com as limitações em decorrência a pandemia, os desafios desenvolveram novas formas de planejar as atividades para alcançar os indicadores. A meta agora é continuar trabalhando para que as famílias de maior vulnerabilidade sejam amparadas, principalmente nessa situação de COVID", ressaltou Giane, que ainda agradeceu o empenho do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), e o engajamento de toda a equipe.
A próxima edição acontece com os indicadores de 2021-2024. O Selo Unicef está articulado com políticas públicas estaduais, federais e iniciativas que têm por objetivo reduzir desigualdades regionais, além de apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).