Prefeitura Municipal de Cascavel e a Secretaria de Assistência Social através do
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), promoveram neste sábado (27) uma ação de encerramento a Campanha Agosto Lilás, referente ao mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.A equipe da Secretaria de Assistência realizou na Feira de São Bento uma panfletagem e orientaram as pessoas de como funciona a rede de apoio oferecida pelo município às mulheres que necessitam do serviço. As ações da campanha Agosto Lilás se estenderam durante todo o mês, com panfletagem, palestras informativas, roda de conversa nos
Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do município, wokshop para profissionais da rede pública com o objetivo de capacitá-los para que possam trabalhar o tema junto em seus equipamentos.Uma das ações que marcaram a campanha foi a posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), biênio 2022/2024. O CMDM irá auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas para o público feminino. Também é a sua função fiscalizar, avaliar e monitorar o cumprimento das políticas vigentes.
A melhor maneira de combater a violência contra a mulher é através da prevenção. É necessário um trabalho informativo e de sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação
, saúde e segurança pública, com a identificação de mulheres em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e de sua família.Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados com maior brevidade.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, você pode ligar para o Disque Denúncia: 180 que possui atendimento 24 horas ou para a Polícia Militar através do 190.Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM)