Os alunos da rede pública cascavelense receberam atendimento durante o período de isolamento social. Através de meios físicos ou digitais, os estudantes tiveram acesso as atividades, foram orientados por professores e puderam ser protagonistas dos seus processos de aprendizagem. O isolamento social, motivado pela pandemia causada pelo Coronavírus, tem o dia 20 de março como marco temporal. Desde então, as escolas da rede pública fomentaram diferentes mecanismos de comunicação com os alunos e suas famílias.
Foram criados grupos em aplicativos de mensagens instantâneas - como o WhatsApp - nos quais os conteúdos eram repassados aos alunos em forma de texto, áudio e vídeo. Para quem não possuía esse recurso havia, então, a disponibilização dos conteúdos em formato impresso - garantindo o acesso e a participação inclusive dos estudantes das zonas rurais mais afastadas. Professores e gestores escolares trabalharam de forma incansável para garantir a aprendizagem do maior número possível de alunos. Gravando aulas em formato de vídeo, editando materiais, realizando cópias de materiais impressos para distribuição, tirando dúvidas em aplicativos e buscando soluções práticas para que o maior número possível de alunos fosse atendido.
A Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude trabalhou de forma ininterrupta junto às unidades escolares. Reuniões online, disponibilização de materiais pedagógicos, orientações e outras estratégias de acompanhamento foram realizadas ao longo das últimas semanas - objetivando garantir suporte aos docentes e a manutenção da qualidade no processo de aprendizagem. As famílias também tiveram um papel fundamental, pois, através delas, as rotinas chegaram até as crianças - sempre sendo realizadas com empenho e dedicação.