Durante todo o mês de agosto a Prefeitura Municipal de Cascavel através da Secretaria de Assistência Social realizou uma agenda de atividades na campanha Agosto Lilás, que trabalha a conscientização pelo fim da violência doméstica. Além da sede, as praias de Barra Nova e Caponga receberam a equipe de mobilização da assistência social que reforçaram os tipos de agressões as formas de denúncia.
A campanha surgiu com objetivo de divulgar a lei Maria da Penha, que esse mês completou 15 anos que foi sancionada. A cearense Maria da Penha Maia Fernandes, levou um tiro do seu marido enquanto dormia e ficou paraplégica. Maria já vivenciava uma série de agressões antes do ocorrido e mesmo depois do tiro, continuou a sofrer tentativas de assassinato. O caso atingiu proporções internacionais por mostrar uma realidade muito comum no Brasil e no mundo. Na lei são identificados 5 tipos de agressões, além da física existem também: psicológica, moral, sexual e patrimonial. A maioria das vítimas não conseguem identificar a violência que estão sofrendo, por isso a importância da campanha Agosto Lilás.
A campanha é uma forma de identificar o alerta as pessoas de quando uma mulher está sofrendo algum tipo de agressão. Presenciar um momento de agressão e não ajudar a vítima é ser cumplice do agressor. O disque 180, é de forma anônima e gratuita e o atendimento é 24h por dia.