Os alunos da rede pública de ensino de Cascavel obtiveram um bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), edição 2021. O quantitativo de medalhas teve um aumento de 80% comparado ao resultado no ano de 2020, o que significa que mesmo com as aulas de forma remota devido à pandemia da covid-19, os alunos não perderam engajamento nos estudos.
O coordenador do Núcleo de Ciências do município, Anilton Nogueira, ressalta que a importância da OBA vai além de receber medalhas e certificados, é um incentivo aos alunos no conhecimento sobre ciências e tecnologias. "O município de Cascavel passou a despertar nos alunos da rede pública de ensino o prazer pelo letramento científico, que vai além de premiações em olimpíadas e eventos. Nossos alunos passaram a descobrir dentro do ensino, um pouco mais sobre tecnologia e ciências. As olimpíadas, feiras e eventos tem o papel de instigar em nosso aluno à vontade pelas escolhas profissionais, fato esse que já acontece em nosso município, onde através de olimpíadas científicas, alunos como os da EEBM Benigna Pacheco, são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ", afirmou.
No quadro de medalhas deste ano Cascavel conquistou 36 de ouro, 69 de prata e 67 de bronze. A OBA é aberta à participação de escolas públicas ou privadas, entre estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país.