A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, por meio do Núcleo de Desporto, através do Projeto Piabinha vem utilizando a natação como meio para melhorar a qualidade de vida das crianças com transtorno espectro autista no município. O projeto é uma proposta pedagógica de atividade motora adaptada complementar voltada para o desenvolvimento da autonomia das crianças autistas no contexto de iniciação escolar, considerando o caráter social e a prática desportiva.
O objetivo do projeto é proporcionar aos estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos, através da natação adaptada, um melhor desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico e social, ajudando-os a reconhecer seu próprio corpo.
As aulas do projeto acontecem na piscina do Centro de Atenção Psicossocial(CAPS) de Cascavel, bem como os conhecimentos trabalhados são abordados de forma lúdica e humanizada, com foco na coordenação motora ampla e nas qualidades sociais importantes para formação cidadã, tais como: respeito, cooperação, participação e tomadas de decisões. Além das aulas práticas, há encontros bimestrais de apoio e orientação às famílias com palestras educativas ministradas pelos profissionais da área da Educação Inclusiva.