A tradicional Feira de São Bento, que acontece em Cascavel, Ceará, é a maior feira livre do estado e a segunda maior do Brasil. Referência na cidade em termos econômicos, sócias e culturais, a feira de Cascavel carrega também uma importância afetiva na historia de cada cascavelense.
Ela acontece aos sábados, no centro da cidade, entre as ruas Padre Valdevino e Prefeito Vitoriano Antunes, em volta do mercado da carne, peixe, frango e verduras. O movimento já começa na sexta-feira a noite, quando as ruas são bloqueadas para a montagem das bancas. Roupas, calçados, acessórios, móveis de madeira, utensílios de cozinha, de tudo você encontra na Feira de São Bento. Se adaptando na era digital, os feirantes contam com maquina de cartão de crédito, pagamento por pix, mas nem sempre foi assim. O secretário de educação, cultura desporto e juventude de Cascavel, Cleiton Pereira, autor do livro Feira de São Bento de Cascavel do Ceará, ressalta os costumes e tradições que sobreviveram até meados dos anos 90.
"Naquela época, o dia que antecedia a feira já tinha muita dinâmica, com água ardente, cantorias, emboladas de coco, conjuntos regionais e comidas típicas. O nome São Bento era um dos nomes sugeridos para o município, mas como não foi escolhido e para não desagradar à minoria, a feira que acontecia no centro da cidade é que foi batizada com o nome de São Bento, santo protetor contra a picada de cobra, o que fazia sentido já que o município passou a se chamar Cascavel."
No último sábado, 10, a Prefeitura Municipal de Cascavel resgatou os costumes da feira com as apresentações artísticas. As rimas dos poetas e cantorias animaram a manhã de compras dos cascavelenses e emocionou aqueles que viveram esses momentos há alguns anos.