A Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes inicia esta semana, e conta uma programação de atividades envolvendo as famílias, sociedade e o poder público nas discussões para prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente a vítima, que na maioria das vezes não tem percepção do que é abuso.
A data 18 de maio, que marca no calendário como o dia oficial dessa campanha, é em memória a menina Araceli Crespa, de 08 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Assim como Araceli, muitas crianças vivem essa tragédia no dia-dia. Através dessa campanha e das ações desenvolvidas, a Secretaria de Assistência Social de Cascavel pretende despertar a consciência das famílias sobre as formas de prevenção e proteção desses jovens e mostrar o quanto é importante que a sociedade também precisa está envolvida nesse propósito.
Em caso de suspeita, é possível denunciar através do Disque 100, a ligação é gratuita e funciona 24h. Também é possível denunciar ligando para Polícia Militar no 190, no Conselho Tutela, localizado na Rua Prefeito Vitoriano Antunes, nº 2035 com telefone (85) 98652-6891, ou direcionar-se ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Francisco Galdino de Souza, nº 2618 com telefone (85) 98139-3518, a denúncia é sigilosa e a imagem da vítima é preservada. Lembre-se, sua omissão ao preferir não denunciar te faz cúmplice do crime.