Cascavel passa a realizar cirurgias de frenectomia pelo município, realizadas anteriormente pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Agora, os pacientes são encaminhados após o diagnóstico de um fonoaudiólogo ou cirurgião dentista da rede municipal de saúde e as cirurgias ocorrem semanalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sede.
O procedimento é indicado para pacientes que possuem o freio lingual ou labial encurtado, ou labial com inserção baixa, o que causa os famosos dentes separados. O freio lingual nada mais é que a famosa língua presa, que causa uma limitação dos movimentos da língua, alteração da fala, transtorno ou dificuldades na amamentação e mastigação e também pode causar lesões traumáticas.
Marianna Ladim, cirurgiã-dentista, explica qual a idade correta para ser feita a cirurgia: "Quando se trata do freio lingual, o diagnóstico geralmente é feito ainda na maternidade ou no puerpério através do teste da linguinha, é indicada ser feita o quanto antes pelo fato de dificultar a amamentação, desde que não hajam contraindicações específicas do paciente. Já a labial pode ou deve esperar pela erupção completa dos dentes caninos, o que ocorre por norma entre os 11 aos 13 anos de idade", ressalta. A mesma ainda afirma que estes dentes vão exercer forças que poderão fazer com que o freio se afaste da região Interincisiva, promovendo o fechamento natural dos diastemas.