A Educação Infantil da rede Municipal de Cascavel - Ce, desde o ano de 2019, vem desenvolvendo um belíssimo projeto em parceria com o INSTITUTO MYRA ELIANE. A iniciativa toma como público-alvo as crianças até os 6 anos de idade, isso porque acredita que essa é uma fase bastante crítica quanto ao processo de formação do caráter e da personalidade do indivíduo, bem como há o início do desenvolvimento de habilidades de convívio social, com os primeiros contatos em grupo no âmbito escolar.
Através do Núcleo de Educação Infantil, o INSTITUTO MYRA ELIANE acompanha, orienta e monitora as escolas e os Centros de Educação Infantis (CEIs) na prática das técnicas e vivências que permitem aflorar valores humanos nas crianças, familiares, corpo escolar, enfim, a comunidade escolar como um todo complexo que é.
As aulas do ano letivo de 2021 iniciaram-se por meio de vídeo aulas, ministradas pela equipe técnica do Núcleo da Educação Infantil, com o objetivo de demonstrar a metodologia empregada pelos (as) professores (as) junto às crianças e, também, às famílias, a saber: harmonização, contação de histórias, músicas, cantigas, brincadeiras, vivências com o meio ambiente, cuidados de higiene, atividade física e habilidades psicomotoras.
No decorrer de fevereiro, todos os trabalhos foram, cuidadosamente, acompanhados pelas equipes pedagógicas por meio do aplicativo Whatsapp, sendo compartilhadas dicas e experiências no formato de vídeos, devolutivas, textos, músicas, etc. A partir de março, o trabalho tornou-se mais intenso e indispensável, uma vez as crianças encontram-se em casa e, em muitas vezes, em situação de vulnerabilidade. Diante de tais condições, faz-se necessário haver um trabalho voltado para a prática de valores no interior dos lares, no seio familiar.
Dessa forma, a escola através de grupos de Whatsapp e de visitas às famílias sugere e possibilita práticas que fortaleçam o aspecto emocional e as relações familiares através do EVH. Em 2021, o desafio ficou ainda maior porque muitos professores e alunos, sequer, tiveram a oportunidade de se conhecerem pessoalmente, visto que o todo acompanhamento pedagógico é feito remotamente. Para tanto, faz necessário um reforço relevante no trabalho com o EVH.
A plataforma EVH Connect estava em manutenção até o dia 24 de fevereiro, sendo liberada a partir desta data. No momento, o Núcleo da Educação Infantil está mantendo contato com coordenadores (as) e professores (as), a fim de realizar alterações e fazer o cadastramento das turmas e dos respectivos profissionais. O ambiente virtual ainda não está disponível para registros, mas tudo está sendo providenciado para que a plataforma seja liberada o quanto antes. Enquanto isso, nossos (as) professores (as) estão nas suas respectivas unidades escolares, organizando os materiais em formato de portfólios impressos ou virtuais.