Na última terça, 26, Cascavel recebeu novas doses de vacina contra a covid-19, um total de 702 imunizantes compostos por astrazenica e coronavac. O munícipio se programa para dar início à vacinação de idosos a partir de 75 anos que estão acamados, além disso, parte das vacinas será destinada para dar continuidade ao processo de imunização dos profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente.
Serão 520 doses destinadas a vacinação de idosos a partir de 75 anos que estão acamados. A vacina acontecerá através de visita domiciliar da equipe de saúde da família, que já deu início ao levantamento do número de idosos que são assistidos por cada Unidade Básica de Saúde (UBS) e que se enquadram nesse perfil em primeiro momento. As áreas que estão descobertas, ou seja, sem agente comunitário de saúde, a prefeitura irá disponibilizar uma ficha de cadastro online, que será preenchida pelo responsável daquele idoso acamado, e, a equipe da Secretaria de Saúde entrará em contato para agendar a vacina.
Aos profissionais da linha de frente serão destinados 182 doses do imunizante que equivale à vacinação de mais 18% desses profissionais, desta forma o município segue as recomendações do plano de vacinação estadual e nacional. Aquele que apresentar sintomas de síndrome gripal não vai poder ser vacinado de imediato, será necessário adiar por 4 semanas, assim como o assintomático positivo.
Desde a chegada do primeiro lote, a aplicação das vacinas foram iniciadas nos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), serviço de atenção especializada do Laboratório Municipal, vigilantes sanitários e epidemiológicos, profissionais responsáveis pela coleta do teste SWAB, atenção básica e os motoristas de ambulância e Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU).