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Dispensas e inexigibilidade.

INEXIGIBILIDADE: 028-2025IN - EXERCÍCIO: 2025 - FECHADA - HOMOLOGAÇÃO Imprimir
Informações principais
Tipo: MENOR PREÇO
Data do aviso: 16/07/2025
Data da divulgação do extrato: 16/07/2025
Data da ratificação: 16/07/2025
Data da divulgação da ratificação: 16/07/2025
Valor estimado: R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil)
Informações do objeto
LOCAÇÃO DE IMÓVEL SITUADO A RUA.: LUCIANO VIANA, N° 265. BAIRRO: DOM BOSCO. CEP: 62.850-000, NA CIDADE DE CASCAVEL, ESTADO DO CEARÁ, DESTINADO AO FUNCIONAMENTO DO ALMOXARIFADO, JUNTO A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/CE.
Motivo da escolha
Motivo da escolha da origem
A escolha da empresa CONSTRUTORA MENESES & MENESES LTDA – ME, inscrita no CNPJ sob o nº 14.213.370/0001-11, como locadora do imóvel situado à Rua Luciano Viana, nº 265, Bairro Dom Bosco, Município de Cascavel/CE, fundamenta-se na análise técnica, documental e mercadológica realizada pela Administração, com o objetivo de selecionar imóvel que atendesse, de forma plena, à necessidade pública de instalação do Almoxarifado Central da Secretaria da Educação. Durante o levantamento de mercado, a Administração avaliou diversas opções de imóveis disponíveis para locação no perímetro urbano do Município, considerando aspectos como localização estratégica, área útil disponível, condições estruturais, acessibilidade logística, segurança, regularidade documental e compatibilidade com os valores praticados no mercado imobiliário local. Conforme apurado em laudo técnico elaborado por profissional habilitado, o imóvel de propriedade da empresa CONSTRUTORA MENESES & MENESES LTDA – ME foi o único que atendeu de forma integral a todos os requisitos técnicos e operacionais definidos, destacando-se como solução ideal para a finalidade de armazenamento e distribuição dos materiais da rede municipal de ensino. Além disso, o imóvel encontra-se devidamente regularizado, com documentação imobiliária em conformidade com a legislação vigente, estando o locador plenamente habilitado a contratar com o Poder Público, conforme verificado mediante análise cadastral e fiscal. Ressalte-se, ainda, que o valor proposto para a locação está alinhado com os parâmetros de mercado, conforme demonstrado em pesquisa de preços e laudo de avaliação, o que reforça a vantajosidade e a razoabilidade da escolha. Dessa forma, a escolha da empresa CONSTRUTORA MENESES & MENESES LTDA – ME como locadora do imóvel está devidamente motivada, sendo justificada com base em critérios técnicos, legais e econômicos, e em conformidade com os princípios da legalidade, impessoalidade, eficiência e interesse público, conforme estabelece a Lei nº 14.133/2021.
Justificativa do preço
A presente justificativa atende ao disposto no art. 23, § 4°, e art. 72, inciso II, da Lei nº 14.133/2021, que impõem à Administração Pública a obrigatoriedade de demonstrar a adequação do preço contratado ao valor de mercado, especialmente em contratações diretas por inexigibilidade de licitação. O valor proposto para a locação do imóvel localizado Rua.: Luciano Viana, n° 265. Bairro: Dom Bosco. CEP: 62.850-000, na cidade de Cascavel, Estado do Ceará, é de R$ 6.000,00 (seis mil reais) mensais, totalizando R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais), pelo período de 60 (sessenta) meses. A justificativa do preço baseia-se nos seguintes elementos: ? Avaliação técnica do imóvel: A Administração requisitou a elaboração de laudo de avaliação técnica, elaborado por profissional habilitado, que considerou critérios como localização, área construída, estado de conservação, infraestrutura urbana e destinação do imóvel. O laudo concluiu que o valor proposto está compatível com os preços de mercado na região de Cascavel/CE. ? Adequação entre custo e benefício: O imóvel possui estrutura adequada para a finalidade pretendida (funcionamento do Almoxarifado, junto a Secretaria da Educação do Município de Cascavel/CE), eliminando a necessidade de reformas ou adaptações significativas, o que representaria custos adicionais ao erário. Essa característica torna o valor proposto vantajoso para a Administração. ? Comparação com valores referenciais da região (quando aplicável): Ainda que não tenha sido realizada pesquisa formal de mercado, o valor proposto encontra-se em linha com estimativas usuais praticadas em locações similares na área da cidade, conforme conhecimento da realidade local pela equipe técnica da Secretaria. Considerando o valor apresentado pelo locador, a avaliação técnica realizada, as características do imóvel e a sua adequação ao serviço público pretendido, entende-se que o preço da locação é razoável e compatível com os valores de mercado, atendendo ao princípio da economicidade. Assim, justifica-se a contratação direta por inexigibilidade de licitação, conforme previsto na Lei nº 14.133/2021, com base na inviabilidade de competição e na compatibilidade do preço com o valor de mercado.
Fundamentação legal
É cediço que a obrigação das contratações públicas se subordina ao regime das licitações e possui raiz constitucional, como preconizado no inciso XXI do art. 37 da Carta Magna. A matéria foi regulamentada pela Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133 de 1º de abril de 2021), que excepcionou a regra da licitação em duas espécies de procedimentos: a) dispensa de licitação (art. 75); e b) inexigibilidade de licitação (art.74). Sobre o assunto Marçal Justen Filho pontua: Inexigibilidade de licitação é conceito que, sob o ângulo teórico, antecede o de dispensa. É inexigível a licitação quando for inviável a disputa entre particulares pelo contrato. Havendo viabilidade de disputa, é obrigatória a licitação, excetuados os casos de “dispensa” autorizados por lei. Logo, a Administração Pública deve verificar, primeiramente, se a licitação é exigível ou inexigível. Se não for caso de inexigibilidade, passará a verificar se estão presentes os pressupostos da dispensa da licitação. Se não for caso nem de inexigibilidade nem de dispensa, então se passará à licitação. Com efeito, o artigo. 74, inciso V, disciplina: Art. 74: É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de: (...) V - aquisição ou locação de imóvel cujas características de instalações e de localização tornem necessária sua escolha. Mais adiante, o §5º, do artigo 74, indica quais os requisitos devem ser observados: § 5º Nas contratações com fundamento no inciso V do caput deste artigo, devem ser observados os seguintes requisitos: I - avaliação prévia do bem, do seu estado de conservação, dos custos de adaptações, quando imprescindíveis às necessidades de utilização, e do prazo de amortização dos investimentos; II - certificação da inexistência de imóveis públicos vagos e disponíveis que atendam ao objeto; III - justificativas que demonstrem a singularidade do imóvel a ser comprado ou locado pela Administração e que evidenciem vantagem para ela. Assim, tem-se que para a realização de inexigibilidade de licitação para contratação de locação de bens imóveis, três requisitos deverão ser preenchidos. Em relação ao primeiro requisito (avaliação prévia do bem, do seu estado de conservação, dos custos de adaptações, quando imprescindíveis às necessidades de utilização. Preenchido o primeiro requisito, verifica-se que o segundo requisito também foi objeto de observação no procedimento, na medida em que foi realizada a certificação da inexistência de imóveis públicos vagos e disponíveis que atendam ao objeto. Por fim, em relação ao terceiro requisito legal no sentido da apresentação que demonstrem a singularidade do imóvel a ser comprado ou locado pela Administração e que evidenciem vantagem, infere-se as justificativas apresentadas pelo gestor público. Restou demonstrado os motivos pelos quais o imóvel foi escolhido pela administração pública, sejam pelas condições de instalação e de localização que condicionaram a escolha do gestor público, não havendo outros imóveis que pudessem atender as finalidades da mesma forma que o escolhido. Desse modo, no presente procedimento de escolha, além de se buscar o imóvel que atenda a eficiência administrativa, verifica-se, sobretudo, o atendimento ao interesse público.
Forma de publicação
Publicação Tipo Descrição
16/07/2025 OUTROS MEIOS DE PUBLICAÇÃO FLANELOGRAFO
16/07/2025 PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA PNCP
Responsáveis
Responsabilidade Agente
Pregoeiro/Agente de contratação OSVANILSON COELHO CHAVES
Responsável pela Informação NIVIA MARIA GONDIM DE LIMA
Responsável pelo Parecer Técnico Jurídico BEATRIZ CIRIACO SABOIA BATISTA
Responsável pela Ratificação JOSÉ RIBAMAR FERREIRA JÚNIOR
Órgãos
Código Orgão Ordenador Tipo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO JOSÉ RIBAMAR FERREIRA JÚNIOR GERENCIADOR
Participantes
Participante CPF/CNPJ Resultado Valor
CONSTRUTORA MENESES E MENESES LTDA 14.213.370/0001-11 VENCEDOR 360.000,00
Andamento
Arquivos disponíveis
Descrição Extensão Tamanho Arquivos
1. Proposta de Preço PDF 119KB
2. Termo de Autuação PDF 160KB
3. Processo de Inexigibilidade PDF 2MB
4. Termo de Adjudicação e Homologação PDF 200KB
5. Termo de Autorização da Contratação PDF 440KB
Contratos Vinculados/Vencedores
Data Tipo Número Exercício Credor/Vencedor R$ Valor/Valor mensal Vigência Mais
21/07/2025 CONTRATO ORIGINAL 20250353 2025 CONSTRUTORA MENESES E MENESES LTDA 360.000,00 21/07/2025
21/07/2030
VIGENTE

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