CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistenciaSocial 12/04/2024 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL LISTA DE BENEFICIÁRIOS DO VALE GÁS SOCIAL - ABRIL/2024 Confira o seu nome na lista e procure o seu CRAS de referência.
#AssistenciaSocial 10/01/2024 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CERIMÔNIA DE POSSE DOS CONSELHEIROS TUTELARES DE CASCAVEL
#AssistenciaSocial 10/10/2023 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Entrega dos Cartões do Programa Bolsa Família A entrega será feita na Caixa Econômica Federal/Agência Cascavel. Confira o nome na lista.
#AssistenciaSocial 11/09/2023 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Locais e seções de votação - Eleições Conselho Tutelar de Cascavel 2023 Confira o seu local e seção de votação
#AssistenciaSocial 04/08/2023 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL LISTA DE BENEFICIÁRIOS DO VALE GÁS SOCIAL - JULHO/2023 A entrega será feita do dia 07 a 11 de agosto, de 8h30 às 11h30 e 13h30 ás 16h30, no seu CRAS de referência.
#AssistenciaSocial 10/07/2023 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL INTEGRAÇÃO DA NOVA TURMA DO PROGRAMA PRIMEIRO PASSO - LINHA JOVEM APRENDIZ - 2023/2024

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, realizou nesta segunda, 10 de julho, a integração da nova turma do Programa Primeiro Passo, linha Jovem Aprendiz 2023/2024. O evento contou com a presença do Técnico Estadual do Programa Primeiro Passo, Tiago Silva do Nascimento; da Coordenadora Pedagógica do Instituto de Educação Portal - IEP, Daniely Reis Lima; da Gerente de RH das Farmácias Gama, Valesca Matos Alencar, representando as empresas parceiras; da Secretária de Assistência Social de Cascavel, Ana Cláudia Monte de Moura e do Agente Municipal do Programa Primeiro Passo, Laercio Queiroz. Os jovens tiveram a oportunidade de receber uma palestra para informar e orientar sobre o programa, garantindo ainda mais um bom desempenho no curso.

O programa Primeiro Passo, linha Jovem Aprendiz, é uma ferramenta de inclusão social e profissional que abrange todo o Ceará, capacitando jovens em busca do primeiro emprego. O programa possui carga horária de 1.280 horas, que se dividem entre aulas no curso profissionalizante e atividades práticas na empresa, realizadas no período de 11 meses.

Os jovens contratados do município de Cascavel foram divididos em duas turmas: Assistente Administrativo e Assistente de Comércio. Entre as empresas parceiras estão: Avine, Mercadinho Menino Jesus, Leleo Móveis, Lojas Americanas, Macavi, Nicásio Móveis, Farmácia Pague Menos, Farmácia Ultra Popular, Farmácia Gama, Hospital Nossa Sra. das Graças, Centro Educacional Juvenal de Carvalho, Nacional Gás e Clinica São Bento..

A última turma do Jovem Aprendiz de Cascavel teve seu encerramento no dia 28 de junho de 2023, onde os jovens concluíram com sucesso essa etapa importante na vida profissional e alguns tiveram a oportunidade de serem efetivados na empresa após o encerramento das atividades do programa.

#AssistenciaSocial 27/06/2023 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Listagem dos beneficiados do Cartão Ceará sem Fome A entrega dos cartões será realizada nesta sexta (30), no Centro Educacional Professora Maria Ester da Costa Silva - CEM, às 09h.
#AssistenciaSocial 16/06/2023 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL JOVEM APRENDIZ 2023 - SEGUNDA ETAPA: ENTREGA DO CURRÍCULO

A Secretária de Assistência Social divulga a lista dos candidatos inscritos no Programa Jovem Aprendiz para a segunda etapa que será realizada através da entrega do currículo. A entrega deverá ser feita na Secretaria de Assistência Social, no horário de 7h30 as 11h30 e 13h30 às 17h, de acordo com o dia referente ao seu nome na lista.

ATENÇÃO:

Procure o seu nome na lista e fique atento ao dia da entrega;

O currículo só poderá ser entregue pelo próprio candidato;

Caso o candidato não faça a entrega do currículo, estará automaticamente desclassificado.

Clique no link abaixo:

#AssistenciaSocial 29/05/2023 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL INSCRIÇÕES JOVEM APRENDIZ 2023 Inscrições dias 30 e 31 de Maio
#AssistenciaSocial 20/04/2023 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL LINKS PARA EMISSÃO DAS CERTIDÕES NECESSÁRIAS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR

Para emitir a certidão clique no link referente à certidão desejada, logo após será direcionado para a página de emissão.

Segue os links abaixo:

#AssistenciaSocial 03/04/2023 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EDITAL 01/2023 DO PROCESSO DE ESCOLHA PARA OS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR DE CASCAVEL-CE.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA torna público o edital para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, quadriênio 2024/2028. As inscrições serão feitas presencialmente, do dia 04 de abril a 05 de Maio de 2023, na sala dos Conselhos de Direitos da Área Social, localizada na Secretaria de Assistência Social, Av. Chanceler Edson Queiroz, nº 2460 - Centro, Cascavel- Ce.

Confira demais informações no edital abaixo.

#AssistenciaSocial 16/03/2023 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL LISTA DE BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA VALE GÁS SOCIAL - MARÇO 2023

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Governo do Estado do Ceará, divulga a lista dos beneficiários do Programa Vale Gás Social. A entrega será feita nos CRAS CAPONGA, GUANACÉS, ALTO LUMINOSO E PLANALTO, do dia 20 a 24 de março e 27 a 31 de março. Se o nome estiver na lista, procure o CRAS de referência.

#AssistenciaSocial 30/08/2022 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Cascavel realiza encerramento da Campanha Agosto Lilás

Prefeitura Municipal de Cascavel e a Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), promoveram neste sábado (27) uma ação de encerramento a Campanha Agosto Lilás, referente ao mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A equipe da Secretaria de Assistência realizou na Feira de São Bento uma panfletagem e orientaram as pessoas de como funciona a rede de apoio oferecida pelo município às mulheres que necessitam do serviço. As ações da campanha Agosto Lilás se estenderam durante todo o mês, com panfletagem, palestras informativas, roda de conversa nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do município, wokshop para profissionais da rede pública com o objetivo de capacitá-los para que possam trabalhar o tema junto em seus equipamentos.

Uma das ações que marcaram a campanha foi a posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), biênio 2022/2024. O CMDM irá auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas para o público feminino. Também é a sua função fiscalizar, avaliar e monitorar o cumprimento das políticas vigentes.

A melhor maneira de combater a violência contra a mulher é através da prevenção. É necessário um trabalho informativo e de sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação, saúde e segurança pública, com a identificação de mulheres em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e de sua família.

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados com maior brevidade. Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, você pode ligar para o Disque Denúncia: 180 que possui atendimento 24 horas ou para a Polícia Militar através do 190.

#AssistenciaSocial 26/08/2022 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência

A Prefeitura Municipal de Cascavel-CE, através da Secretaria de Assistência Social e Secretaria Executiva dos Conselhos de Direitos da Área Social, realizou no dia 26 de agosto de 2022, no auditório do NAEC, a Cerimônia de Posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência-CMDPCD, biênio 2022/2024. Participaram os representantes dos Poderes: Executivo e Judiciário, Secretários Municipais, Profissionais da rede de proteção e da Sociedade Civil, bem como representantes da Secretaria dos Direitos Humanos de Fortaleza, Conselheiros de Direitos da Área Social e pessoas com deficiência.

O CMDPCD é instituído pela Lei Municipal n° 1523/2011, é órgão de deliberação colegiada, criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento das políticas de inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social. A reestruturação do CMDPCD, foi mais uma das ações do município, em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022, realizadas do dia 21 à 28 de agosto em Cascavel-CE.

#AssistenciaSocial 17/08/2022 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

A Prefeitura Municipal de Cascavel-CE, através da Secretaria de Assistência Social e Secretaria Executiva dos Conselhos de Direitos da Área Social, no dia 17 de agosto, no auditório do NAEC, realizou a Cerimônia de Posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-CMDM, biênio 2022/2024. Participaram do evento representantes dos Poderes: Executivo e Judiciário, secretários e secretárias municipais, profissionais da rede de proteção, representantes da Sociedade Civil, membros do Conselho Tutelar, Conselheiros de Direitos da Área Social, dentre outros. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, instituído pela Lei Municipal n° 2.063/2021, é um órgão colegiado permanente, paritário, de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e fiscalizador, com o objetivo de assegurar a participação popular e propor diretrizes de ação municipal voltadas à promoção dos direitos das mulheres e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade entre gêneros masculino e feminino. A ativação do CMDM foi mais uma das ações realizadas pelo município em alusão ao agosto lilás, mês dedicado a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

#AssistenciaSocial 03/08/2022 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Cascavel inicia nova turma de Jovem Aprendiz

A Secretaria de Assistência Social realizou na última segunda-feira (01), no auditório do Núcleo de Arte e Cultura Darcílio Lima, a cerimônia de inauguração das turmas de jovens aprendizes do município de Cascavel. Ao todo são 35 jovens divididos em duas turmas: assistente administrativo e assistente de comércio. Eles terão a oportunidade do primeiro emprego registrado na carteira de trabalho, com todos os direitos trabalhistas garantidos, trabalhando em empresas do município.

#AssistenciaSocial 27/07/2022 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Cascavel lança programa Família Acolhedora

O Serviço Família Acolhedora foi lançado oficialmente pela administração municipal através da Secretaria de Assistência Social, na manhã de hoje (26), no Núcleo de Arte, Educação e Cultura (NAEC). A cerimônia contou com a participação das seguintes autoridades: prefeito Tiago Ribeiro, do Judiciário, Promotoria Pública, da área de segurança e da comunidade.

O Serviço consiste em uma modalidade de acolhimento, que visa garantir a criança e ao adolescente o direito à convivência familiar e comunitária.

As famílias são previamente cadastradas e capacitadas para que possam receber em sua residência, cuidar, dar afeto e zelar pela criança e/ou adolescente, que foram afastados judicialmente do seu convívio familiar, até a resolução do caso, seja pelo retorno familiar ou pela adoção.

Acolher não é adotar, acolher é por tempo provisório e determinado.

#AssistenciaSocial 28/06/2022 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

No 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Essa data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater a homofobia e o preconceito. Essa data representa a luta diária pelos direitos e reconhecimento. O Ceará é um dos estados que mais mata pessoa trans no Brasil. Esses números têm que mudar. Não aceitamos nenhum tipo de violência. Chega de discurso de ódio! Chega de preconceito! RESPEITE.

#AssistenciaSocial 14/12/2021 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CASCAVEL-CE PUBLICA A RELAÇÃO DE BENEFICIADOS DO PROGRAMA VALE-GÁS SOCIAL -2021 FAMÍLIAS CASCAVELENSES SÃO BENEFICIADAS COM O PROGRAMA VALE GÁS SOCIAL.
#AssistenciaSocial 27/08/2021 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social de Cascavel intensifica campanha pelo fim da violência contra mulher

Durante todo o mês de agosto a Prefeitura Municipal de Cascavel através da Secretaria de Assistência Social realizou uma agenda de atividades na campanha Agosto Lilás, que trabalha a conscientização pelo fim da violência doméstica. Além da sede, as praias de Barra Nova e Caponga receberam a equipe de mobilização da assistência social que reforçaram os tipos de agressões as formas de denúncia.

A campanha surgiu com objetivo de divulgar a lei Maria da Penha, que esse mês completou 15 anos que foi sancionada. A cearense Maria da Penha Maia Fernandes, levou um tiro do seu marido enquanto dormia e ficou paraplégica. Maria já vivenciava uma série de agressões antes do ocorrido e mesmo depois do tiro, continuou a sofrer tentativas de assassinato. O caso atingiu proporções internacionais por mostrar uma realidade muito comum no Brasil e no mundo. Na lei são identificados 5 tipos de agressões, além da física existem também: psicológica, moral, sexual e patrimonial. A maioria das vítimas não conseguem identificar a violência que estão sofrendo, por isso a importância da campanha Agosto Lilás.

A campanha é uma forma de identificar o alerta as pessoas de quando uma mulher está sofrendo algum tipo de agressão. Presenciar um momento de agressão e não ajudar a vítima é ser cumplice do agressor. O disque 180, é de forma anônima e gratuita e o atendimento é 24h por dia.

#AssistenciaSocial 18/08/2021 SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL A PREFEITURA DE CASCAVEL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL LIBEROU A 2ª PARCELA DO PAGAMENTO DO BEM

A Prefeitura de Cascavel através da Secretaria de Assistência Social liberou a 2ª parcela do pagamento do Benefício Emergencial Municipal- BEM, no valor de R$ 100,00. O benefício irá contemplar 1.045 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Confira a lista de contemplados no link abaixo

www.cascavel.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 08:14:57